Cuidados com a sua postura corporal

26 Maio 2015
477 Views

Este é um assunto que traz constrangimento a muita gente, pois no dia a dia nem sempre lembramos de nos sentar da maneira correta, caminhar ou realizar movimentos simples tomando cuidado com a nossa coluna vertebral. A má postura pode trazer dor e depois deformidades que, se não forem tratadas, podem até mesmo serem irreversíveis.

Para manter uma postura correta é preciso praticar atividade física regularmente e corrigir sempre a própria postura nas atividades diárias, mantendo a coluna ereta o tempo todo.

Dicas de prevenção

Vale chamar a atenção para a postura ao andar ou ficar de pé. A dica é permanecer com a barriga rígida e ter a impressão que se tem um “ganchinho” no teto suspendendo a cabeça para o alto mantendo o queixo afastado do peito.

A posição sentada é a posição mais frequentemente adotada pela maioria das pessoas nas atividades profissionais, domésticas e no lazer. Pessoas que passam longos períodos sentadas sofrem mais de dor nas costas do que pessoas que se movimentam mais. Desta forma, é importante considerar como ficamos sentados, que tipo de cadeiras utilizamos e o que podemos fazer para prevenir a dor nas costas.

Outra boa dica é se olhar no espelho e observar se você não está apresentando um ombro mais elevado que o outro. Também atente ao solado dos seus sapatos: Se estiverem mais desgastados de um lado do que o de outro, pode ser um sinal de que sua postura corporal não anda muito boa.

Tratamento

O fisioterapeuta é o profissional capacitado para tratar da dor nas costas. O tratamento consiste não só em uma avaliação postural do paciente, como também o alívio da dor por meio de recursos físicos como manipulações, alongamentos, exercícios, massagem, calor, eletroterapia, crioterapia, etc., e através de um histórico fornecido pelo paciente determinar quais os fatores mecânicos que estão provocando a dor.

A partir dos dados da avaliação, o terapeuta vai traçar um programa de tratamento visando a melhora das condições físicas, funcionais e posturais do paciente. Uma avaliação cuidadosa do ambiente doméstico e do trabalho também faz parte do tratamento, juntamente com orientações quanto à ergonomia dos móveis e instrumentos de trabalho. Após o alívio da dor e das principais alterações físicas, o fisioterapeuta vai indicar as formas de condicionamento físico mais indicadas para o paciente, a fim de melhorar a sua aptidão física e assim, evitar novos episódios de dor causados pela má postura.

Fonte: Instituto Bios

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *