Endometriose causas e tratamentos

28 Maio 2015
1337 Views

As cólicas são distensões musculares comuns durante a menstruação e afetam praticamente todas as mulheres nesse período, mas quando as dores são muito intensas e se tornam insuportáveis, pode ser um sintoma de outro problema: a endometriose.

Algumas mulheres sentem cólicas tão fortes que têm ânsia de vômito e desmaios, o que as impede de fazer atividades diárias como trabalhar. A causa dessa dor incomum é uma inflamação gerada por algumas células do endométrio – a mucosa que reveste a parede do útero.

Os médicos não sabem ao certo por que isso acontece, mas algumas dessas células se soltam do útero e, ao invés de serem eliminadas na menstruação, se instalam nas trompas de falópio ou na cavidade abdominal, ou seja, ficam dentro do corpo, causando a inflamação que gera toda essa dor.

Algumas mulheres ainda sentem outros sintomas no período menstrual, como o sangramento excessivo e dores durante as relações sexuais, ao evacuar ou urinar. Além disso, há casos em que a endometriose também pode causar infertilidade.

Os tratamentos mais comuns para a endometriose são feitos com medicamentos para controlar a dor e anticoncepcionais para interromper a menstruação. Em casos mais graves pode ser feita uma cirurgia para retirar todos os focos de inflamação.

É importante ressaltar que nem sempre as fortes cólicas são causadas pela endometriose, e que esse diagnóstico é bem difícil. Por isso, é necessário conversar com um ginecologista, que vai realizar diversos exames e testes para obter um diagnóstico preciso e definir o melhor tratamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *