Ginecologista em Itaguaí

A ginecologia literalmente significa “a ciência da mulher”, mas na medicina é a especialidade que trata de doenças do sistema reprodutor feminino, útero, vagina e ovários. Quase todos ginecologistas atuais são também obstetras. Os principais problemas tratados com um ginecologista são câncer dos órgãos reprodutivos incluindo ovários, tuba uterina, útero, vagina e vulva entre outras.

Entretanto é o ramo da medicina que estuda a fisiologia e as patologias do aparelho reprodutor femininos em situação não gestante. Os médicos especializados na prática ginecológica são os ginecologistas. Sua formação e qualificação, tanto médica como cirúrgica, tem por objetivo o tratamento dos aspectos relacionados com a função reprodutora e sexual das mulheres.

Uma completa inspeção ginecológica pode revelar as seguintes enfermidades:  tumores e câncer – um dos principais objetivos destas inspeções é a detecção precoce de câncer de colo de útero, tumores mamários, o exame das mamas também pode evidenciá-los. Mulheres com herpes genital têm mais chances de abortar e de desenvolver câncer de útero. Por isso é recomendado o estudo citológico para estas mulheres a cada 6 até 12 meses.

Ginecologia