Otorrino em Itaguaí

O Otorrinolaringologista é o médico que trata das doenças dos ouvidos, nariz e garganta, muitas vezes chamado apenas de “otorrino”. A avaliação do Otorrinolaringologista (Otorrino) é muito importante para o correto diagnóstico e tratamento das doenças. O tratamento pode ser tanto cirúrgico quanto clínico, dependendo da doença e de cada caso especificamente.

A Otorrinolaringologia é uma das especialidades médicas mais completas. As principais atividades de um Otorrino são: realizar consultas fazer perguntas sobre histórico familiar pesquisar hábitos e condições de vida do paciente acompanhar o desenvolvimento de doenças analisar queixas dos pacientes diagnosticar quaisquer problemas visíveis diagnosticar e tratar lesões nas pregas vocais: nódulos, pópilos, cistos, fendas solicitar exames físicos e laboratoriais para avaliar as amídalas e adenoides, e se necessário indicar tratamentos mais específicos no caso de alterações nessas duas estruturas prescrever tratamentos adequados em cada caso e correções para os distúrbios auditivos tratar alergias acompanhar o tratamento, verificando melhora do quadro clínico e mudanças necessárias no método de tratamento acompanhar tratamentos mais específicos com outros médicos operar amídala, adenóide, desvio de septo e cirurgia de ouvido.

Os sinais e sintomas mais comuns dessas doenças são:

Obstrução nasal
Dor de cabeça (cefaleia)
Dor na face
Secreção nasal
Sangramento nasal (epistaxe)
Dificuldade auditiva/surdez
Zumbido
Tontura
Secreção no ouvido (otorréia)
Sangramento no ouvido (otorragia)
Dor de ouvido (otalgia)
Dor de garganta

As principais doenças são: Rinites, sinusites, desvio do septo nasal, polipose nasal, distúrbios do sono (apnéia), diminuição da acuidade auditiva/surdez, otites, amigdalite/faringite, paralisia facial, distúrbios da deglutição, alterações das pregas vocais, distúrbios do labirinto.

Você deve limpar seus ouvidos apenas por fora. Limpe somente aquilo que você consegue ver que está sujo no espelho. A própria toalha de banho é adequada para a limpeza.OtorrinoUm ditado muito popular (e antigo) entre otorrinolaringologistas do mundo inteiro diz que “você deve limpar o ouvido com seu cotovelo”.