Ultrassonografia em Itaguaí

A ultrassonografia é uma técnica médica, não invasiva, utilizada para reproduzir imagens dinâmicas, observadas em tempo real, dos órgãos internos, tecidos, rede vascular e fluxo sanguíneo, auxiliando, complementando e interagindo com outras especialidades médicas.

A ultrassonografia serve para: diagnosticar a gravidez, avaliar o desenvolvimento do feto, diagnosticar doenças do útero, trompas, ovários, visualizar as estruturas dos músculos, articulações, tendões ou para visualizar qualquer outra estrutura do corpo humano.

A ultrassonografia pode ser feita da seguinte forma: com o paciente deitado numa maca, colocar uma fina camada de gel na pele e posicionar o transdutor do ultrassom em cima deste gel e utilizar o aparelho segundo as orientações do fabricante. Este aparelho irá gerar imagens que podem ser vistas num computador. A ultrassonografia pélvica é indicada para visualizar estruturas como útero, ovários e vasos sanguíneos desta região, podendo ser necessária para diagnosticar endometriose. Ela pode ser realizada colocando o transdutor na parte superior da barriga ou dentro da vagina, e neste último caso ela é chamada de ultrassonografia transvaginal.

Quando na gravidez a ultrassom normalmente é aconselhado no principio da gravidez por duas razões, para saber se a gravidez está no lugar certo (de quanto tempo é a gestação e a quantidade de fetos). Após o período inicial, o ultrassom é feito para acompanhar o desenvolvimento do feto, saúde da placenta e saber se está tudo conforme deveria naquela idade gestacional. É importante saber, que o tempo é necessário para o primeiro ultrassom. Se feita antes da hora, pode não detectar a gravidez e então provocar preocupação desnecessária na gestante. A utilidade do ultrassom também vai além do bem estar da mamãe e do bebê, qual mãe não se pega curiosa tentando saber o sexo do bebê mesmo antes do ideal?

Ultrassonografia