Infecção Urinária: causas, sintomas e tratamento

25 Maio 2015
490 Views

Mais comum do que muitos imaginam, a infecção urinária acomete grande parcela da população. Entre o público feminino, a faixa mais atingida está entre 20 a 40 anos e as grávidas.

Este tipo de infecção é causada pela presença de micro-organismos na uretra, bexiga ou rins. De 80% a 95% dos casos a doença é originada por uma bactéria da flora intestinal, a Escherichia coli, mas pode ser também provocada por outros micro-organismos, como fungos. O mais comum é a cistite, que é quando o agente causador fica restrito à bexiga. No entanto, ele pode se instalar nos rins, originando a pielonefrite, ou na uretra, onde recebe o nome de uretrite. No caso dos homens, a infecção pode ainda acometer a próstata. É a chamada prostatite.

Todos os tipos de infecção urinária causam dor ou ardor ao urinar. No caso da cistite, há também vontade frequente de ir ao banheiro, mas a urina sai em pouca quantidade, além do líquido sair esbranquiçado e com odor desagradável. Os casos de pielonefrite são mais graves e se caracterizam por desconforto abdominal, febre, calafrios, dor no fundo das costas, náuseas e vômitos. Já o paciente com uretrite apresenta corrimento amarelado na uretra.

Segundo os ginecologistas, “beber muita água, não reter a urina por muito tempo, manter uma boa higiene íntima e urinar depois da relação sexual” são formas de evitar a infecção urinária. “Ter boa alimentação e dormir bem, além de evitar o estresse, ajuda nosso sistema imune a nos proteger de todo tipo de infecção, incluindo a ITU”, completa a especialista. De acordo com ela, o tratamento da doença é feito com antibióticos. Nos casos mais leves, o medicamento pode ser ingerido por via oral. Já nos mais graves, devem ser administrados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *