Queda de cabelo ou calvície ?

19 Junho 2015
1319 Views

Qual a diferença entre queda de cabelo e a calvície?

Bom, a perda dos cabelos é um problema comum e que atinge milhões de pessoas em todo o mundo. Quando você percebe os fios rareando na cabeça ou uma maior quantidade deles no travesseiro, nas roupas, na escova e no chão do banheiro surge logo a pergunta. É queda de cabelo ou calvície? Segundo os especialista em terapia capilar é normal que uma pessoa perca entre 50 a 100 fios por dia. Porém, é preciso ficar atento. A queda só é normal quando o fio que caiu é substituído por outro que está nascendo. Assim, a quantidade se mantém equilibrada.

queda de cabelo está relacionada a diversos fatores como o estresse, a má alimentação, distúrbios emocionais, doença da tireóide e infecções. Porém quando se tem um tratamento o cabelo para e cair, e pode ser  facilmente tratada com uso de xampus específicos para este caso e adotando-se uma alimentação rica em ferro e vitaminas essenciais. Entretanto se há um aumento gradual de fios caindo ou quando você percebe manchas vermelhas na cabeça, procure imediatamente um dermatologista, pois isto pode ser um principio de calvície. Alimentação rica em ferro e vitaminas essenciais como a A (encontrada no leite, óleo de fígado e bacalhau), K (encontra-se na couve-flor, espinafre e repolho), C (laranja, abacate e melão), B1 (trigo, peixe e feijão), B12 (ovos, moluscos e batatas) e E (nozes, milho e aspargo).

Já a calvície é causada pela ação da diidrotestosterona ou DHT. Este DHT que é o responsável pelo afinamento dos cabelos e a diminuição dos folículos que iriam gerar novos fios. Os principais sinais de queda de cabelo são peripilares, onde pequenas manchas vermelhas aparecem no couro cabeludo, além do aumento de cabelos em almofadas e a queda excessiva de fios ao se pentear. Existe vários tipos de calvícies como a traumática, a seborreica, a emocional e a areata, que ocorre em placas do couro cabeludo e pode evoluir para alopecia total. Porém o tratamento varia de caso para caso, na maioria das vezes são feitos por medicações adequadas e uso de produtos e xampus com indicação médica. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, 80% dos homens terão manifestado o problema até atingir 70 anos, assim como 30% das mulheres o terão até os 50 anos de idade.

Entretanto pentear o cabelo molhado aumenta a queda dos cabelos deixando ele frágil quando úmido e, ao desembaraça-lo, a tendência é puxar os fios e quebrá-los. O trauma pode afetar a raiz. Também corre esse risco quem vive com o cabelo preso, sobretudo se essa tração for muito forte ocasionando a queda. No outono e no inverno, os cabelos caem muito mais do que nas estações mais quentes, onde caem aproximadamente 70 fios. Isso ocorre pois nos meses mais frios, os sensores de luz que estão localizados na pele recebem menos luminosidade.

Lavar o cabelo todos os dias não causa queda. A menos que você seja adepta de banhos fervendo. Água muito quente estimula a oleosidade do couro cabeludo. Portanto, mesmo no inverno, prefira água fria.

E cortar o cabelo na lua crescente será que ajuda o cabelo a crescer? Bom também não existem estudos científicos comprovando essa teoria, porém muita gente diz que da certo, ai cabe a você querer experimentar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *