Sintomas, prevenção e tratamento da Virose

17 Junho 2015
1324 Views

Toda doença causada por vírus , pode ser chamada de virose. É uma maneira genérica de chamar doenças quando não se consegue confirmar o vírus causador.

Todos os tipos de virose gastrointestinal têm sintomas bem parecidos. São eles: diarreia, vômito, dores no corpo, dores abdominais e na maioria febre. Geralmente, o doente sente tudo isso durante um período de três a cinco dias. Vale dizer que a virose pode, sim, ser grave, já que vômitos e diarreia excessiva levam a quadros de desidratação. Por isso, é importante beber muito líquido – principalmente as crianças, que sofrem ainda mais com a perda de água do corpo.

As viroses mais comuns são os Rotavírus e o Norovírus . O Rotavírus é uma doença disseminada e fácil de ser transmitida. Por isso, raramente alguém chega à idade adulta sem entrar em contato com o vírus, existe uma vacina para crianças a ser aplicada em duas doses: a primeira aos 2 meses e a segunda, aos 4. Já o Norovírus menos comum que o rotavírus, pode ser contraído em qualquer idade e causar surtos de gastroenterite (acontece quando uma família inteira viaja e todos voltam com diarreia).

O tratamento contra a virose gastrointestinal deve ser sintomático (trata os sintomas). Tome analgésico para dor no corpo e antitérmico em caso de febre – conforme a orientação médica! O essencial mesmo é hidratar-se, tomando bastante líquido – água e água de coco são boas opções.

Em casos de diarreia intensa, com risco de desidratação severa, o ideal é tomar o soro. É possível comprá-lo em farmácias ou fazê-lo em casa.

Dicas para se prevenir da Virose:

1. Tome cuidado ao se alimentar. Não tome água ou compre alimentos sem saber a sua procedência.
2. Beba água mineral ou previamente fervida.
3. Lave sempre as mãos, principalmente antes das refeições e depois de ir ao banheiro.

Receita de soro caseiro: 1 litro de água filtrada ou fervida, 1 colher (sopa) de açúcar, 1 colher (chá) de sal. Misture tudo e beba. O sabor deve ser parecido com o da lágrima, ou seja, nem doce nem salgado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *