Oito em cada dez adolescentes continuam obesos na fase adulta.

Infelizmente a obesidade não é mais apenas um problema estético ,o excesso de peso na infância  pode provocar o surgimento de vários problemas de saúde como diabetes, problemas cardíacos e a má formação do esqueleto ao decorrer dos anos. Geralmente as crianças em geral ganham peso com facilidade devido a fatores tais como: hábitos alimentares errados, inclinação genética, estilo de vida sedentário, distúrbios psicológicos, problemas na convivência familiar entre outros. A criança que tem pais obesos, ou alguém da família que estiver acima do peso, as chances são maiores porque a obesidade pode ser adquirida em genética

Pesquisas já revelaram que se um dos pais for obeso, as chances do filho se tornar gordinho é de 50% , e se os dois pais estão acima do peso ,o risco aumenta para 100% . Lá nos anos 70 a possibilidade de obter crianças obesas era de 3% , já nos últimos 30 anos o contingente de pessoas obesas aumentou 5 vezes, ou seja, aproximadamente 6,5 milhões de crianças e adolescentes são obesos.

Veja algumas dicas que médicos e nutricionistas recomendaram para se prevenir e obter uma vida mais saudável :

–  Seguir uma alimentação diária com bastante frutas, legumes e verduras .
–  Comer de três em três horas, e não beliscar guloseimas durante esse intervalo, como por exemplo “balas” .
–  Beber bastante água durante o dia, pelo menos 2 litros por dia . A água é importante para obter desempenho das funções do organismo .
–  Evitar alimentos gordurosos, como batata frita, hambúrguer, doces e refrigerantes .
–  Praticar atividades físicas, como caminhada, pois qualquer um pode fazer .

A obesidade é um problema grave, e quanto mais rápido for tratado, maior são as chances de cura.